PeriĆ³dicos lidos por Allan Kardec
Bibliografia
UNIÃO ESPÍRITA DE BORDEAUX

O último número do jornal União, que agora nos chega,e que completa seu segundo ano, traz o seguinte aviso:

“Absorvido pelo trabalho material que nos impõe a exigência de prover às nossas e às necessidades da família, que temos a obrigação de educar, não nos foi possível fazer sair regularmente os últimos números do Union Spirite. Não o ocultaremos, em face desta tarefa ao mesmo tempo tão penosa e tão ingrata, que nos impusemos, que nos perguntamos a nós mesmos se não devíamos parar no caminho, e deixar a outros, mais favorecidos pela fortuna do que nós, o cuidado de continuar a obra que empreendemos com tanto ardor, convicção e fé. Mas, cedendo às instâncias de muitos dos nossos leitores, que pensam que o Union Spirite não só tem sua razão de ser, mas já prestou, e está chamado a prestar, em futuro talvez muito próximo, grandes serviços ao Espiritismo, resolvemos marchar ainda para frente, e enfrentar as dificuldades de toda sorte, que se amontoam sob os nossos passos. Apenas, a fim de nos tornar possível semelhante tarefa e para evitar a irregularidade da qual, infelizmente, até aqui, tantas vezes temos sido vítima, fomos obrigados a promover grandes modificações em nosso modo de publicação.

“O Union Spirite, que em junho próximo começará o seu terceiro ano, aparecerá de agora em diante apenas uma vez por mês, em cadernos de 32 páginas, grande in-8o. O preço da assinatura será fixado em 10 francos por ano.

“Esperamos que nossos assinantes aceitem estas condições, que são, aliás, as da Revista Espírita de Allan Kardec, e de quase todas as publicações ou revistas filosóficas de Paris, e que, enviando o mais cedo possível a sua adesão, nos tornem tão fácil quanto possível a realização da obra, para a qual, há mais de quatro anos, temos feito tão grandes sacrifícios.”

A. Bez
Somos dos que consideram esse jornal como tendo sua razão de ser e sua utilidade; pelo espírito no qual é redigido, pode e deve prestar incontestáveis serviços à causa do Espiritismo. Cumprimentamos o Sr. Bez por sua perseverança, a despeito das dificuldades materiais que encontra mesmo em sua posição. Em nossa opinião, ele tomou um partido muito sensato, fazendo-o aparecer apenas uma vez por mês, embora lhe dando a mesma quantidade de matérias. Não se pode imaginar o tempo e a despesa que acarretam as publicações que aparecem várias vezes por mês, quando se é obrigado a bastar-se só, ou quase só; é absolutamente necessário não ter outra coisa a fazer e renunciar a qualquer outra ocupação. Aparecendo a 15 de cada mês, por exemplo, alternará com a nossa Revista. Desta maneira, os que quisessem que esta aparecesse mais vezes, o que é impossível, aí encontrarão o complemento do que desejam e não ficarão privados tanto tempo da leitura de assuntos pelos quais se interessam. Fazemos um apelo ao seu concurso, para sustentar essa publicação.

PROGRESSO ESPIRITUALISTA

Novo jornal que aparece duas vezes por mês, desde 15 de abril, no formato do antigo Avenir, ao qual anuncia suceder. O Avenir se constituíra no representante de idéias às quais não podíamos dar a nossa adesão. Não é uma razão para que tais idéias não tenham o seu órgão, a fim de que cada um esteja em condição de as apreciar, e que se possa julgar de seu valor pela simpatia que encontram na maioria dos espíritas e sua concordância com o ensinamento da generalidade dos Espíritos. Como o Espiritismo só adota os princípios consagrados pela universalidade do ensinamento, sancionado pela razão e pela lógica, sempre marchou e marchará sempre com a maioria; é o que constitui a sua força. Não há, pois, nada a temer das idéias divergentes; se forem justas,prevalecerão e o Espiritismo as adotará; se forem falsas, cairão.

Ainda não podemos apreciar a linha que seguirá, a esse respeito, o novo jornal. Em todo o caso, julgamos um dever assinalar o seu aparecimento aos nossos leitores, a fim de que o possam julgar por si mesmos. Seremos felizes por encontrar nele um novo campeão sério de sua doutrina e, neste caso, desejamoslhe grande sucesso.

Redação: Rue de la Victoire, no 34. – Preço: 10 francos por ano.

PESQUISAS SOBRE AS CAUSAS DO ATEÍSMO

Em resposta à brochura de monsenhor Dupanloup, por uma católica.

Brochura in-8o, livraria dos Srs. Didier & Companhia,35, quai des Augustins e no escritório da Revista Espírita. – Preço: 1 fr. 25 c.; pelo correio: 1 fr. 45 c.

O autor deste notável escrito, embora sinceramente ligado às crenças católicas, propôs-se demonstrar ao monsenhor Dupanloup quais são as verdadeiras causas da praga do ateísmo e da incredulidade que invade a sociedade; segundo ele, interpretações hoje inadmissíveis e inconciliáveis com os dados positivos da Ciência. Ele prova que em muitos pontos a Igreja afastou-se do sentido real das Escrituras e do pensamento dos escritores sacros; que a religião só tem a ganhar com uma interpretação mais racional que, sem tocar nos princípios fundamentais dos dogmas, se conciliasse com a razão; que o Espiritismo, fundado sobre as próprias leis da Natureza, é a única chave possível de uma sã interpretação e, por isto mesmo, o mais poderoso remédio contra o ateísmo. Tudo isto é dito simplesmente,sem entusiasmo, sem ênfase nem exaltação, e com uma lógica cerrada. Este escrito é um complemento de A Fé e a Razão, pela Sra. J. B., e dos Dogmas da Igreja do Cristo explicados segundo o Espiritismo, pelo Sr. de Bottinn.

Não obstante mulher, a autora dá prova de grande erudição teológica; cita e comenta com notável justeza os escritores sacros de todos os tempos, e com quase tanta facilidade quanto o Sr. Flammarion cita os autores científicos. Vê-se que lhe são familiares, o que nos leva a dizer que provavelmente não debuta nessas matérias, e que deve ter sido algum eminente teólogo em sua precedente existência. Sem partilhar de todas as suas idéias,dizemos que, do ponto de vista em que se colocou, não podia falar melhor, nem de outro modo, e que fez uma coisa útil para a época em que estamos.

O ROMANCE DO FUTURO

(Por E. Bonnemère)

Um volume in-12. Librairie internationale, 15,boulevard Montmartre. – Preço: 3 fr., pelo correio: 3 fr. 30 c.

A falta de espaço nos obriga a adiar para o próximo número a análise desta importante obra, que recomendamos à atenção dos nossos leitores, como muito interessante para o Espiritismo.

Allan Kardec
R.E. , junho de 1867, p. 266